Notícias

Por que fazer estágio?

Por que fazer estágio?

Os estágios são atividades de aprendizagem profissional, social e cultural proporcionadas ao estudante pela participação em situações reais de trabalho proporcionadas por pessoas jurídicas de direito privado, órgãos da administração pública e instituições de ensino, sempre sob responsabilidade e coordenação da escola a que pertence, para o desenvolvimento de atividades relacionadas à sua área de formação profissional.

O estágio pode ser um eficiente instrumento para a formação de novos profissionais, possibilitando ao estudante:
– A aplicação prática da teoria aprendida na escola, permitindo maior assimilação das matérias curriculares;
– Avaliar o acerto da escolha profissional e/ou suprir eventuais deficiências na sua formação escolar;
– Atenuar o impacto da passagem da vida estudantil para o mundo do trabalho;
– Antecipar o desenvolvimento de atitudes/posturas profissionais, com estímulo ao senso crítico à criatividade.


Portanto o estágio é a oportunidade para que os estudantes coloquem em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, de maneira que possam vivenciar no dia a dia a teoria, absorvendo melhor os conhecimentos, podendo refletir e confirmar sobre a sua escolha.
É importante que o Estágio esteja diretamente ligado a sua formação acadêmica, pois dessa forma irá suprir suas expectativas com relação a sua futura profissão, tornando o estágio uma atividade que agrega valor a sua formação profissional.
Além disso, a possibilidade de realizar um estágio, em sua área de formação, é um caminho dos mais apropriados para a obtenção da tão almejada experiência que o mercado de trabalho deseja.
No decorrer do primeiro ano de curso de graduação, é um pouco mais difícil a obtenção de um estágio na área de formação. A partir do segundo ano, é hora de batalhar por uma vaga. A primeira coisa é elaborar o currículo e mantê-lo sempre atualizado em função dos conhecimentos, habilidades e experiências que forem sendo adquiridas com o passar do tempo.
É importante ficar atento às empresas que possuem programas de estágios, pois elas costumam abrir inscrições para o recrutamento para tais programas em determinadas épocas do ano.
Para as empresas, a vantagem na contratação de estagiários está, não só no cumprimento de um compromisso com a comunidade, no sentido de contribuir para a formação de profissionais competentes dentro de suas áreas de atuação, como também, a possibilidade de se manter sempre atualizada, recebendo jovens que trazem a vanguarda dos procedimentos para dentro das organizações, oxigenando procedimentos arraigados e incentivando a possibilidade de mudanças de paradigmas. Há a possibilidade de moldar talentos, desenvolvendo habilidades em total consonância com as necessidades da empresa.
A verdade é que a contratação de jovens para a realização de estágios dentro das empresas resulta em benefícios para todos: estudantes, empresas e comunidade.


Aproveitem as oportunidades de estágio para ingressar na carreira profissional!

 

Referência: https://creajrpr.wordpress.com/2011/09/28/por-que-fazer-estagio/ 



Newsletter



Acompanhe as novidades do mercado com a Prática Recursos Humanos:

© 2017 Prática Recursos Humanos. Todos os direitos reservados. Parceria Sistemas