Desenvolver nos profissionais a capacidade de influência, com o uso de estratégias de ação e de competências interpessoais, buscando a transformação e o desenvolvimento das instituições;
Aprender conceitos, modelos e estratégias praticados em organizações que implantaram o modelo de consultoria interna de RH;
Adquirir ferramentas para a implantação do modelo de consultoria interna;
Apresentar aos participantes as principais formas de mensuração de resultados;
Focar na importância da relação com os clientes internos, através de simulações de diagnósticos e propostas de ações mediante trabalhos práticos.
Carga Horária:
64 horas.
Metodologia:
Teoria e prática proporcionando a troca de experiências entre os participantes.
Conteúdo Programático:
Módulo I - Recursos Humanos como negócio - 8 horas
Visão estratégica do RH;
Alinhando a cultura e estratégia de RH com a estratégia de negócios;
Reconhecendo a cultura organizacional - crenças limitantes e atitudes que impulsionam;
Colaboradores, gestores e diretoria, suas exigências e expectativas;
Módulo II - Consultoria Interna de Recursos Humanos - 8 horas
O que é consultoria Interna em RH;
Tipos de consultoria interna;
Objetivos da consultoria interna;
Papel do consultor interno em RH;
Quais são as competências desejadas do consultor interno em RH;
Equilíbrio emocional e maturidade para atuar como consultor;
Exemplos práticos de modelos de consultoria interna;
Módulo III - Ciclo da consultoria interna e o processo de interação com o cliente - 8 horas
Diagnóstico estratégico das áreas
Aspectos comportamentais da CI, estabelecendo contrato de relação (negociação, marketing, relacionamento, comunicação)
Papéis e ferramentas utilizadas
Documentação do processo - aspectos técnicos da CI (serviços, fluxos, métodos)
Indicadores e avaliação de resultados
Módulo IV - Consultor interno como estrategista - 8 horas
Pensamento estratégico
Tomada de decisão na incerteza
Resiliência perante a resistência
Desdobramento e alinhamento organizacional
Visão sistêmica e simplificação
Módulo V - O consultor interno como desenvolver de pessoas - 8 horas
Conceito de mentoring
Benefícios do mentoring para mentorados, mentores e organizações
Tipos de mentoring praticados nos mais diversos contextos
Semelhanças e diferenças entre mentoring e coaching
Conceito de coaching
A escolha do coaching como prática de desenvolvimento;
Modelos de coaching;
Competências essenciais do Coach;
Processo de coaching: metodologia, ferramentas, promoção da consciência e mudança comportamental;
Módulo VI - Gestão de conflitos e negociação - 8 horas
Gerenciamento de problemas
Postura adequada para tratamento de problemas
Conversas difíceis
Gerenciamento de fatores negativos
Comportamento negativo do cliente
Técnicas de negociação
Construção de acordos ganha-ganha
Módulos VII - Métodos e Práticas - 8 horas
Design thinking
Gestão de projetos
Gestão da mudança
Os grupos nas organizações
Comunicar e mediar
Módulo VIII -Consultoria Interna na prática - 8 horas
Conciliando o conteúdo e o processo de consultoria;
As fases de um processo de consultoria;
Contato e contrato;
Implementação das ações;
Avaliação global.
Mais informações capacitacao@praticapf.com.br e/ou (54) 3045 3713